MOVIMENTO GELISMO: A CIDADE CELESTIAL DO GELO




Será possível que reduzimos todos os símbolos do Espírito ao fogo? Se isso for verdade, estamos adorando o símbolo e não ao Deus do símbolo. Pergunto a você, somos adoradores de Jeová ou de Vulcano, deus romano do fogo?

Se você insiste em continuar no fogo, eu insistirei em ficar no gelo. É isso mesmo. No gelo do domínio próprio.

Você sabia que a Nova Jerusalém Celestial é, comparativamente, a cidade do gelo? É isso mesmo. A palavra para gelo é "querach", esta é a palavra que designa o cristal de gelo e o gelo propriamente. 

Veja o que significa "querach", no conhecido e famoso dicionário hebraico "Nova Concordância Exaustiva Strong"



Está escrito:


Apocalipse 21:11 "E tinha a glória de Deus: e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, ao modo de cristal resplandecente."


Apocalipse 22:1 E mostrou-me um rio puro (limpo) da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

No hebraico, na Hebrew Modern Bible, veja como aparece a palavra "querach"







A partir disso podemos concluir que a cidade é comparada ao cristal de gelo, e o rio da vida também. Mas não para por aí. O mar de vidro também é comparada ao "querach", cristal de gelo. Veja:


Apocalipse 4:6 "E diante do trono havia um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais (Gr. criaturas viventes) cheios de olhos por diante e por detrás."




Sobre os seres viventes, em Ezequiel 1.18, diz:



Ezequiel 1:22 "E sobre as cabeças dos animais havia uma semelhança de firmamento, como um aspecto de cristal terrível, estendido por cima, sobre as suas cabeças."

Será que é a palavra "querach"? Claro! Veja no original hebraico, na Bíblia Hebraica Stuttgartensia (texto pontuado):




Abra sua bíblia, vou mostrar o que mais diz sobre isso a minha Bíblia de Estudo Pentecostal:

"Pelo assopro de Deus, se dá a geada, e as largas águas se endurecem" Jó 37.10

A palavra aqui usada para geada é gelo. Acompanhe no original hebraico:


A palavra destacada é:

QUERACH 
1) geada, gelo, cristal de gelo

Agora está escrito, com todas as letras, a palavra "gelo":

"De que ventre procede o gelo? E quem gera a geada do céu" Jó 38.29


QUERACH 
1) geada, gelo, cristal de gelo

Quem é o sujeito deste versículo? Jeová.

"DEPOIS disto o SENHOR (Jeová) respondeu a Jó dum redemoinho, e disse" Jó 38.1

Ele está claramente se referindo a Ele mesmo, incontestavelmente.

Veja no original o nome Jeová.



Agora, Salmo 147.17:

"quem lança seu gelo em pedaços, quem pode resistir ao seu frio?"




É isso mesmo que você leu, Jeová é frio! Mas será que está falando de Jeová nesse Salmo? Sim. Veja no original:




A propósito, seja frio assim: Evangelize, ore, jejue, leia a Palavra de Deus, louve, e não esqueça de agir. Quem não é frio no campo de batalha perde a cabeça! A nossa guerra se ganha com estratégias racionais e espirituais e não com descontrolado fervor ou desenfreada ira.

Reflita sobre isso. A questão não é o fogo, a água, o vento, etc. Deus é Deus e é mais do que os seus próprios símbolos. Tenha o fervor do fogo e o domínio próprio do gelo, e respire, viva de forma equilibrada. Mas se você insistir nesta história, então se decida de uma vez. Deus não gosta de indecisão.

"Assim, porquanto és morno, e nem frio nem quente, vomitar-te-ei de minha boca." Apocalipse 3.16 

Eu tomei a minha decisão. Eu sou gelista, isto é, valorizo muito o domínio próprio, acima do símbolo do fogo pentecostal. Lembro do meu batismo no Espírito Santo e com fogo: falei em outro idioma  (At 2.11) sem nunca ter estudado ele, e vi fogo descer do céu. Vocês me perguntam, porque eu não sou adepto do pentecostalismo? Aprendi a ser razoável, e pensar com a Sabedoria. Se Jesus nasceu no ventre de Deus (Jó 38.29, Sl 2.7, Hb 1.5), então significa que ele tinha domínio de si mesmo, e eu quero ser frio como Jeová, ou até mesmo gelado como ele, sim, tranquilamente.

Aliás, o poder do homem está na sua paciência e tranquilidade como diz em Isaías 30.16:


"Com efeito, assim diz o soberano Yahweh, o Santo de Israel, no arrependimento, na conversão e na paz produzida pela fé está a vossa salvação, na paciência e na tranquilidade o vosso poder (...)" King James Atualizada 

Só um acréscimo, dominar a língua é dominar o fogo, dominar todo o corpo, e dominar o inferno. Tenha domínio próprio.

"A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso (Gr. a roda) da nossa natureza, e é inflamada pelo (se inflama do) inferno. (Gr. Geena: lugar do castigo)." Tiago 3:6 

"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo." Tiago 3:2 

Se você escolher o Gelismo, diga para os pentecostais: "Gelo  também queima como a sarça!"

Neve também é gelo. Neve é a "precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera.". Saraiva também é gelo, é a precipitação atmosférica formada por pequenos glóbulos de gelo, chuva congelada que cai em grãos ou a conhecida chuva de pedras de granizo.

Nesse sentido, acompanhe, na sua Bíblia algumas referências sobre o gelo, a neve, a saraiva e a geada, ao todo mais de 40 versículos neste artigo:

Salmos 51:7 "Purifica-me com hissopo, e ficarei puro: lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve."

Salmos 148:7,8 "Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos, fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra."

Provérbios 25:13 "Como frieza de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam; porque recreia a alma dos seus senhores."

Jó 38:22,23 "Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva. Que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?"


Salmos 147:16 "Quem dá a neve como lã, esparge a geada como cinza"

Salmos 51:7 "Purifica-me com hissope, e ficarei puro: lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve."


Salmo 68:14 "Quando o Onipotente ali espalhou os reis, foi como quando cai a neve em Zalmom"


Josué 10:11 "E sucedeu que, fugindo eles diante de Israel à descida de Betorom, o SENHOR lançou sobre eles, do céu, grandes pedras até Azeca, e morreram: e foram muitos mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada."


Salmos 18:12 "Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo."

Salmos 18:13 "E o SENHOR trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e havia saraiva e brasas de fogo."


Salmos 78:47 "Destruiu as suas vinhas com saraiva, e os seus sicômoros com pedrisco."


Salmos 78:48 "Também entregou o seu gado à saraiva, e aos coriscos os seus rebanhos."


Salmos 105:32 "Converteu as suas chuvas em saraiva, e fogo abrasador na sua terra."


Salmos 148:8 "Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra"


Isaías 28:2 "Eis que o Senhor mandará um homem valente e poderoso; como uma queda de saraiva, uma tormenta de destruição, e como uma tempestade de impetuosas águas que trasbordam, violentamente a derribará por terra."


Isaías 28:17 "E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo."


Isaías 30:30 "E o SENHOR fará ouvir a glória da sua voz, e fará ver o abaixamento do seu braço, com indignação de ira, e a labareda do seu fogo consumidor, e raios e dilúvio e pedra de saraiva."


Isaías 32:19 "Mas, descendo ao bosque, cairá saraiva, e a cidade será inteiramente abatida."


Ezequiel 13:11 "Dize aos que rebocam de cal não adubada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá."


Ezequiel 13:13 "Portanto assim diz o Senhor JEOVÁ: Um vento tempestuoso a fenderá no meu furor, e uma grande pancada de chuva haverá na minha ira, e grandes pedras de saraiva na minha indignação, para a consumir."


Ezequiel 38:22 "E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele."


Ageu 2:17 "Feri-vos com queimadura, e com ferrugem, e com saraiva, em toda a obra das vossas mãos; e não houve entre vós quem voltasse para mim, diz o SENHOR."


Apocalipse 8:7 "E o primeiro anjo tocou a trombeta, e fez-se saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, (que foi queimada na sua terça parte;) e queimou-se a terceira parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada."


Apocalipse 11:19 "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a Arca do seu testamento (concerto) foi vista em seu templo: e fizeram-se (houve) relâmpagos, e vozes, e trovões, e tremores da terra, e grande saraiva."


Apocalipse 16:21 "E descendeu do céu sobre os homens uma grande saraiva, como pedras de peso de um talento; e os homens blasfemaram a Deus por causa da praga da saraiva: porquanto a praga era mui grande.

Isaías 1:18 "Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve: ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã."

Jeremias 18:14 "Porventura deixar-se-á a neve do Líbano por uma rocha do campo? ou deixar-se-ão as águas estranhas, frias e correntes?"

Lamentações 4:7 "Os seus nazireus eram mais alvos do que a neve, eram mais brancos do que o leite, eram mais roxos de corpo do que os rubis, mais polidos do que a safira."

Daniel 7:9 "Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente."


Mateus 28:3 "E o seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve."

Marcos 9:3 "E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, em extremo brancas como a neve, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear."


Apocalipse 1:14 "E a sua cabeça e seus cabelos eram brancos como lã branca, e como a neve, e os seus olhos, como chama de fogo"

Gênesis 31:40 " Assim andava eu, de dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o sono me fugia dos olhos"


Êxodo 16:14 "Quando desapareceu a camada de orvalho, eis que sobre a superfície do deserto estava uma coisa miúda, semelhante a escamas, coisa miúda como a geada sobre a terra"


Isaías 55.10 " Porque, assim como descem a chuva e a neve do céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come."


Zacarias 14.6 "Acontecerá naquela dia (Dia do SENHOR), que não haverá calor, nem frio, nem geada.


Reflita sobre isso:
Jó 28:17 "Com ela ( a SABEDORIA) se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino.


Que o Gelismo e os gelistas, como guerreiros azuis da esperança, abram os olhos de fogo dos pentecostais para que possam perceber que...


...DEUS ESTÁ ACIMA DE QUALQUER COMPARAÇÃO!


Esse será o nosso lema. Escreveria muito, muito mais sobre isso, mas já é tempo de terminar este artigo. É uma pena, nem deu pra esquentar!




Autor: Gabriel Francisco da Silva Bezerra
06 de janeiro de 2018, atualizado em 20/07/2018