A MAIOR DAS PROVAÇÕES




A MAIOR DAS PROVAÇÕES

"E disse Ebede-Meleque, o etíope, a Jeremias: Põe agora estes trapos velhos e rotos, já apodrecidos, nas covas dos teus braços, por debaixo das cordas. E Jeremias o fez assim.
13 E puxaram a Jeremias com as cordas, e o tiraram do calabouço; e ficou Jeremias no átrio da guarda." Jeremias 38.12,13

Todos os dias somos provados por Deus. Mas existem diversos tipos de provações, algumas são mais marcantes, umas de curta duração, outras que parecem durar uma eternidade. Uma das mais difíceis provações que vi na bíblia é a provação da cova. Você já passou pela provação da cova? Se isso aconteceu com você, certamente você deve estar vivo para contar a história. Se estamos vivos é porque Deus mais uma vez provou o seu amor para conosco, conservando-nos na provação. Deus nunca te deixará, nem te abandonará, principalmente nas horas mais difíceis.

Jeremias passou pela cova, mais especificamente pelo calabouço, uma cova profunda escavada que acabou servindo como prisão. A cova representa um risco de morte mas também é uma provação da nossa fé. E essa provação vem acompanhada de tristeza, amargura, dúvidas e incertezas. Nesse ponto vem a pergunta: Será que estou pronto a suportar esse sacrifício? Mas pense comigo, quem está pronto para a prova? Se todos estivéssemos prontos para a provação não haveria mas nada para ser aperfeiçoado.


"Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado." 1 Pedro 1:6,7



Lembre-se que as cordas que envolviam Jeremias não eram cordas grossas e resistentes, eram apenas "trapos velhos e rotos". Naquela cova, cada momento era de provação. Em cada sacudida, em cada soerguida, pense que é somente Deus que te sustenta e Ele te resgatará da prova.



Abraão foi provado por Deus quando Deus pediu o seu único filho por sacrifício. Deus continua pedindo o que mais amamos para que possamos amar mais Aquele que mais nos ama. Deus fez, assim como fez com Abraão, entregou seu único filho por amor. Essa é a maior provação. Assim como Deus ressuscitou a Jesus, Ele será conosco e guardará aquilo que tanto amamos. E para a maior provação, a maior recompensa, a salvação. 

Se a prova vem para testar a nossa fé é sinal que a nossa fé precisa ser "refinada". Isso mesmo, sua fé tem grande valor para Deus e é indispensável para que você possa vencer as provações. Apesar de tudo, não deixe de crer em Deus e nas suas preciosas promessas. Se você deixar a fé você não alcançará as promessas. Assim como Deus provou a Abraão acontecerá nos nossos dias, mas assim como Deus foi com Abraão, Ele será conosco.


17 de Julho de 2016
Autor: G.F. da Silva