OS SETE ELEMENTOS




"Terra, água, fogo é antes do princípio, depois vieram o ar e a terra."

Está escrito:

Apocalipse 13:8 "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi matado desde a fundação do mundo."

1 Pedro 1:18-20 "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes (é entregada) dos vossos pais, mas com o precioso sangue [sangue] de Cristo, como de um cordeiro [corpo] imaculado (irrepreensível) e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós"

Atos 17:26 "e de um sangue só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação"

Salmos 18:15 "Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo (...)"

Gênesis 1:1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

| a unidade do corpo em Deus, terra| [No princípio: o verbo, Cristo, a palavra, a água] criou Deus [sangue] os céus [ar] e a terra [terra]

Sobre a palavra e o sacrifício (sangue) está escrito:

1 Coríntios 1:18 "Porque a palavra da cruz é loucura (trancamento de entendimento) para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é a potência de Deus."

João menciona primeiro o sangue, depois a água:

João 19:34 "Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."

Porém está escrito:

João 1:1 "No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e Deus era a palavra."

O vinho é produzido sendo que para sua composição é exigido agua que vem da terra. No sangue, água constitui 95% de sua massa. [Veja aqui]

Primeiro é água e sangue (1Jo5.6), depois sangue e água (Jo 19.24). Jaspe sobre safira (Ez 1.26, Ap 4.3), safira sobre jaspe (Ap 21.19), Deus na Palavra e a Palavra em Deus.

Sobre a unidade do corpo de Deus está escrito:

Efésios 2:15,16 "na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16 e, pela cruz, re-conciliar ambos com Deus em um corpo (...)"


"A primeira terra, é semelhante a última, diferente da terra sem glória que veio depois das trevas do pecado."

[1ª terra] NO princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra[imagem da 1ª terra].

2 E a terra era sem forma e vazia [terra sem glória]; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
[Genesis 1.3-12] = terra espiritual ou novo céu e nova terra

O sétimo elemento é o gelo: Luz, terra, água, fogo, ar, trevas e gelo. 

a unidade do corpo em Deus | [No princípioo verbo, Cristo, a água criou Deus [ o sangueos céus [are a terra [terra]
Gênesis 1.2 "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito [ar] de Deus se movia sobre a face das águas.
[para saber sobre o gelo clique aqui e leia um novo artigo "A CIDADE CELESTIAL DE GELO"]

"A luz é o lugar, em Deus. "

1 Timóteo 6:16 "aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja a honra e a potência sempiterna. Amém."

1 João 1:5 "Ora esta é a anunciação que dele temos ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz (...)"

"O fogo é o sangue."

O fogo é o elemento associado diretamente ao sacrifício e ao sangue do animal imolado no sacerdócio levítico. A Bíblia também faz associações diretas do fogo ao sangue:

Joel 2:30: "E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo."

Apocalipse 8:8 "E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançado no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e converteu-se em sangue a terceira parte do mar.

"O corpo é a terra, ele existiu antes do princípio em "nós", em Cristo, e na imagem do homem da terra, mas ele pecou, tornando-se o corpo sem glória, a terra sem glória."

Revisando:
[1ª terra] NO princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra[imagem da 1ª terra].

2 E a terra era sem forma e vazia [terra sem glória]; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
[Genesis 1.3-12] = terra espiritual ou novo céu e nova terra


A água é a ressurreição do terceiro dia, onde as águas se reúnem. 

Gênesis 1:9, 10,13 "E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã o dia terceiro"

A letra "guimel", no hebraico, significa "levante" [veja aqui] e tem o valor de 3 (três). O fato de ajuntar águas é uma alusão a ressurreição, isso se torna claro com o dia posterior ao terceiro, o dia da criação do Sol.

João 12:32 "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim."

João 3:14 "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado,

Gênesis 1:14,19 "E disse Deus: Haja luminares [SOL] na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos (ou estações) determinados e para dias e anos. E foi a tarde e a manhã o dia quarto"


No sexto dia da restauração vinda, a imagem que muitos buscam é do primeiro corpo. Busca-se o novo corpo que é a primeira terra manifesta em Gênesis 1.1, à imagem e semelhança do corpo de Deus. 

Gênesis 1:26 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; (...) E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou."

Colossenses 1:15,16 "o qual [o Filho do amor de Deus, Cristo] é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele (em ele) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por (Gr. di'a: por meio de, para, ou por causa de) ele e para ele."


2 Coríntios 3:18 "Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo espírito do Senhor."



Deus é a luz. Os que buscam a luz, serão luz, corpo de luz como as estrelas. O corpo ideal não seria o celestial, de luz?

1 Coríntios 15:40,41 "E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes, e outra, a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela."

Daniel 12:3 "Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente."

Mateus 5:14 "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada (fundada) sobre um monte"


Se tudo for luz o mundo seria tragado por uma grande 'explosão', como de um mover da última trombeta. 

Trombeta, grego "salpigx" [σαλπιγξ, trombeta] proveniente de "agitação" [σαλως, salos, agitação de águas] que por sua vez provém de "mover de mente" [σαινω, saino, metáfora, mover a mente de alguém].Ora, as águas são a Palavra de Deus que move as mentes. Daí provem o entendimento: Trombeta: "Mover de mente pela palavra profética de Deus". A explosão é da interpretação do último elemento da Bíblia a exclamação [!] que significa "Bang" ou "explosão, estrondo" representando a definitiva, ETERNA e ETERNAL, vitória do bem sobre o mal (leia aqui):

2 Pedro 3:10 "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão em a noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se abrasarão e desfarão, e a terra, e todas as obras que nela há, se queimarão."

Apocalipse 11:15,19 "E o sétimo anjo tocou a trombeta, e houve (fizeram-se) no céu grandes vozes, dizendo: Os reinos do mundo são reduzidos a nosso Senhor, e a seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. E abriu-se no céu o templo de Deus, e a Arca do seu testamento (concerto) foi vista em seu templo: e fizeram-se (houve) relâmpagos, e vozes, e trovões, e tremores da terra, e grande saraiva."

Apocalipse 22:21 A graça de nosso Senhor Jesu Cristo seja com todos vós. Amém
[ Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, Almeida Revista e Corrigida]



A luz é como o último elemento, o gelo, ele é o descanso do sétimo dia que virá a todos os filhos de Deus, é o equilíbrio de tudo, é a volta ao ventre da mãe celestial (Gálatas 4.26).

O gelo representa o sono e a morte. Mas onde muita gente vê a morte, há vida. Desta forma, o gelo representa a conservação da vida, o descanso da vida eterna em Deus.

Romanos 6:11 "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor."


Romanos 5:10 "Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida."

[para saber sobre o gelo clique aqui e leia um novo artigo "A CIDADE CELESTIAL DE GELO"]

"Fomos gerados em Cristo e Cristo em Deus, agora geramos Cristo (Gálatas 4.19) e nele voltaremos a eternamente estar."

Gálatas 4:19 "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado [μορφοω morphooem] em vós"

O verbo formar no grego vem da mesma palavra "morfologia" [formado, "morfothe"]

Veja uma imagem de um exame de Ecografia Morfologica Fetal



Geramos Cristo em nós, quando o recebemos no nosso coração. pelo Espírito Santo de Deus. Assim devemos preservá-lo em nós através de uma vida de santidade e obediência a Deus, de forma progressiva, até chegarmos a estatura de seres perfeitos em amor.

Acompanhe no vídeo a argumentação de Martinho Lutero sobre a salvação "em Cristo".



Assim termina a defesa das palavras por mim expostas em reflexão do dia 20/07/2018. Fiz algumas alterações mas a essencia permanece. Obrigado por acompanhar!


Autor: Gabriel Francisco da Silva Bezerra
Sábado, 21 de Julho de 2018