A SANTA CEIA ÚNICA




A Santa Ceia é uma instituição milenar, ordenada pelo Senhor Jesus Cristo. Atualmente, em muitas denominações evangélicas é celebrada mensalmente e isso também faz parte da cultura religiosa de cada instituição religiosa. Biblicamente, observa-se aparentemente,  não haver mandamento que regulamente a periodicidade da ceia, se mensal, bimestral ou semestralmente, por exemplo. Porém, é clara a conclusão ao estudarmos minuciosamente a origem da Santa Ceia: a Páscoa, (ou Festa dos Pães Asmos). Veja:

Êxodo 12:18 "No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte-e-um do mês à tarde"

A Santa Ceia foi em ocasião da Páscoa:

Lucas 22:15 "E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça."

Leia a referencia acima na sua Bíblia e o contexto do discurso de Jesus em Mateus 22.15-20, você vai concluir sem dúvida alguma, que a Santa Ceia é a Pascoa revelada na morte sacrificial de Cristo.

Leia estes trechos para fundamentar nossa conclusão:

Mateus 26:17 E, no primeiro dia da festa dos pães asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Aonde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?
Mateus 26:19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara (mandara) e prepararam a Páscoa.
Marcos 14:12 E, no primeiro dia dos Pães asmos, (pães doces) quando sacrificavam a Páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a Páscoa?
Marcos 14:16 E, saindo os seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a Páscoa.
Lucas 22:1 Estava, pois, perto a Festa dos Pães asmos, (por levedar, ou doce) chamada a Páscoa.
Lucas 22:7 Chegou, porém, o dia dos Pães asmos, em que importava sacrificar a Páscoa.
Lucas 22:8 E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a Páscoa, para que a comamos.

A Santa Ceia é a Páscoa revelada:

1 Coríntios 5:7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

A Páscoa (e Santa Ceia única) é celebrada anualmente no dia 14 de Nissan:

Lucas 2:41 "Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa."
Êxodo 12:18 "No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte-e-um do mês à tarde"

O sumo sacerdote também entra no santo dos Santos, uma vez por ano:

Hebreus 9:7 "mas no segundo tabernáculo entrava só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, o qual oferecia por si mesmo e pelas faltas (ofensas) do povo"

Cristo, o perfeito Sumo sacerdote, entra no santuário também uma vez, somente, no ano:

Hebreus 9:12 "e não por sangue de bodes, e de bezerros, mas por seu próprio sangue entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção."

Com todo o embasamento concluímos: a Santa Ceia é uma cerimonia única e pode ser celebrada anualmente, em cerimonias familiares (leia 1 Co 11.22), ou em cerimonia congregacional, nas igrejas. Na família cristã, o sacerdote pode ser o cristão, pai de família, ou outro membro cristão capacitado. Mas como mudar a tradição estabelecida? Você escolhe mudar, se isso fizer algum sentido pra você, porém, essa é a verdade (comprovada) a qual creio, porém todos tem liberdade de escolher a celebração mensal, nisso não há pecado. No meu caso, fico com a recomendação das Sagradas Escrituras.

Deixo ABAIXO o link do Cerimonial de Santa Ceia por mim elaborado.




Autor: Gabriel Francisco da Silva Bezerra
27 de Agosto de 2018.